WEG SEGURIDADE SOCIAL - 2019. Todos os direitos reservados

Política de Investimentos

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS 2022

A Política de Investimento foi elaborada pela Entidade, aprovada pelo Comitê de Investimentos, Diretoria Executiva e em 29 dezembro de 2021 no Conselho Deliberativo da WSS, para vigorar no período de 1º de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2026, com diretrizes estabelecidas para um horizonte temporal de cinco anos. A Política de Investimentos completa foi encaminhado à Previc e está disponível no site da WSS.

Os objetivos da Política de Investimentos da WSS são:

a) Cumprir os requisitos estabelecidos pela Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 4.661, de 25 de maio de 2018 e posteriores alterações, bem como nas Instruções Normativas da Previc nº 35, de 11 de novembro de 2020 e nº 12, de 21 de janeiro de 2019.
b) Dar claro entendimento aos órgãos de governança, aos participantes e seus beneficiários, aos prestadores de serviços externos e aos órgãos reguladores, quanto aos processos adotados na gestão dos investimentos do Plano.
c) Obter retorno igual ou superior ao Índice de Referência de Rentabilidade (IRR).
d) Estabelecer critérios objetivos para a seleção, homologação e avaliação dos gestores envolvidos nos processos de investimento da WSS.
e) Formalizar a metodologia e as fontes utilizadas como instrumentos para controle dos riscos.
f) Atribuir responsabilidades aos órgãos de governança em relação aos investimentos da WSS.

Para 2021 o objetivo de retorno dos investimentos será de INPC + 3,50% ao ano. A decisão acompanha os limites estabelecidos pelo órgão fiscalizador (Previc) para assegurar o cumprimento dos compromissos de longo prazo.

A WSS observa o nível de liquidez em seus investimentos, compatível com o fluxo de pagamento de benefícios e outras movimentações nas reservas do Plano. A estratégia de investimento utilizada busca aproveitar eventuais oportunidades de mercado para aquisição de títulos atrelados à inflação ou ao CDI, de ativos que tenham potencial de valorização em renda variável, assim como em fundos de renda variável e de multimercado, imobiliário, investimento no exterior e/ou outras aplicações que possam trazer retornos alinhado com os objetivos da WSS.

Alocação de Recursos

Seleção de gestores externos

A WSS poderá selecionar tantos gestores de recursos quantos forem necessários para garantir os benefícios da diversificação de riscos e maximização dos retornos. Os gestores selecionados poderão ser contratados para mandatos específicos, por meio de fundos exclusivos ou fundos abertos.

O procedimento de seleção dos gestores é transparente, sendo que a contratação de serviço terceirizado para os investimentos é precedida de verificação de critérios qualitativos e quantitativos, os quais estão descritos na Política de Investimentos. Para apuração desses critérios, a WSS utiliza-se do conhecimento e a experiência dos membros dos órgãos de governança, assim como o uso de fontes apropriadas para consulta e consultoria financeira contratada.

Controle de Riscos

Na seleção dos ativos, bem como na manutenção em carteira, a WSS observa os critérios de riscos de mercado, de crédito, de liquidez, operacional, legal e sistêmico.

Risco de Mercado
O risco de mercado é definido como a possibilidade de ocorrência de perdas patrimoniais causada pela variação no valor de mercado dos ativos investidos. A WSS gerencia a exposição ao risco de mercado de forma individualizada para cada fundo ou carteira administrada, segregando no mínimo os segmentos de renda fixa e de renda variável, bem como para a carteira consolidada.

Risco de Crédito
O risco de crédito é definido como a possibilidade de ocorrência de perdas patrimoniais causadas pelo não cumprimento das obrigações contratuais pelos emissores dos ativos investidos. A WSS controla a exposição ao risco de crédito estabelecendo limites máximos de exposição para cada faixa de investimento previamente determinadas na Política de Investimentos, de acordo com notas emitidas por agências independentes de classificação de risco de crédito.

Risco de Liquidez
O risco de liquidez é definido como a possibilidade de ocorrência de perdas patrimoniais causadas pela impossibilidade de negociar de maneira tempestiva um ativo por valor próximo ao seu valor de mercado.
A WSS, com a intenção de mitigar a exposição ao risco de liquidez, observa os seguintes procedimentos:
a) Regras para solicitação, cotização e pagamento dos resgastes dos fundos;
b) Estratégia de duração dos fundos exclusivos;
c) Limites de concentração e diversificação estabelecidos pela Política de Investimentos e na legislação vigente;
d) Liquidez do mercado inserido;
e) Elaboração de estudos de macro alocação considerando o cumprimento das obrigações futuras.

Risco Operacional
O risco operacional é entendido como a possibilidade de perdas patrimoniais causadas por falhas em procedimentos operacionais da WSS, dos gestores e de prestadores de serviços, tais como:
a) Não cumprimento de prazos de pagamentos de dívidas e impostos;
b) Má conduta na avaliação patrimonial dos seus ativos,
c) Outros resultados indesejados.
A WSS controla o risco operacional estipulando normas e políticas operacionais. Adicionalmente, são estabelecidos controles que separam as funções operacionais e de supervisão.

Risco Sistêmico
Entende-se como risco sistêmico o conjunto de condições internas e externas que podem levar ao colapso ou crise sistêmica, visto como uma interrupção da cadeia ou dificuldade de pagamentos e cumprimento das obrigações que sustentem a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro da entidade. Para monitoramento do risco sistêmico, a WSS se utilizará das melhores práticas de governança, auxiliados por sistemas, processos e critérios que primem pela qualidade e segurança.

Risco Legal
O Risco legal é resultante do não atendimento das determinações legais, da regulamentação pertinente e das diretrizes e políticas estabelecidas pelos órgãos dirigentes da entidade. Para controle do risco legal, a WSS poderá se utilizar do departamento jurídico da patrocinadora ou contratar empresas terceirizadas para efetuar as devidas avaliações e auferir o pleno atendimento das normas.

Critérios de Apreçamento de Ativos

A WSS conta com um administrador de carteira devidamente contratado para precificar o valor dos ativos. As metodologias de precificação utilizadas pelo Administrador são padronizadas e baseadas em práticas amplamente aceitas pelo mercado, devidamente registrado na Anbima e, ainda, referendado pelo seu Departamento de Risco e Compliance.
Todos os ativos deverão ser contabilizados pelo seu valor de mercado. Fundos de Investimento, abertos ou exclusivos, deverão ser contabilizados pelo valor da cota e atualizados conforme sua característica.
Os títulos de renda fixa podem ainda ser contabilizados a valor de Curva no caso de títulos marcados à vencimento, com base em estudos de alocação estratégica de ALM, e observadas as disposições previstas na Resolução CNPC no 37, de 13 de março de 2020.

Sustentabilidade

WSS tem como objetivo principal a manutenção do equilíbrio econômico/financeiro e a maximização da relação risco e retorno. Desta forma, tanto os nossos gestores e a própria WSS são estimulados a utilizar, na seleção de ativos, critérios relacionados à sustentabilidade econômica, ambiental, social e de governança dos investimentos.

Histórico de Rentabilidade por Segmento

Central de atendimento

(47) 3276-4414

Correspondência 

Av. Prefeito Waldemar Grubba, 3000

CEP: 89256-900 - Jaraguá do Sul - SC

Outras informações através do site:
www.wegseguridade.com.br

WEG SEGURIDADE SOCIAL - 2022. Todos os direitos reservados